sábado, 2 de maio de 2009

A ARTE MODERNA DE VAN GOGH, CÉZANNE E GAUGUIN

“A História da Arte no final do Séc. XIX“
H. w. Janson e Anthony e Janson, Iniciação à História da Arte, p. 342 à 356, - E. Gombrich, A História da Arte, p. 636 a 555

Aquilo que se pode chamar de Arte Moderna nasceu dos sentimentos de insatisfação manifestados de forma inconsciente por esses três artistas contemporâneo entre si e de uma mesma geração. Manifestação que se converteu em três ideais de três movimentos que caracterizaram e influenciaram a arte moderna: Paul Cézanne (1839-1906), com o CUBISMO, que se originou na França; Vicent Van Gogh, com o EXPRESSIONISMO, que na Alemanha encontrou sua principal resposta; e Paul Gauguin nas diversas formas do PRIVITISMO. Por mais “loucos” que esses movimentos possam parecer, e aqui cabe uma “impressão” da equipe, em um determinado momento serviu de fuga e alento para esses artistas.

O mais velho pintor pós-impressionista Paul Cézanne foi junto com os artistas Van Gogh e Gauguin os responsáveis por movimentos que deram nome a determinada fase de arte moderna. Mas Cézanne e Gauguim estavam na estrada, pode-se dizer assim quando o jovem pintor holandês Van Gogh escolheu o Sul da França em busca da luz e cor intensas da região.
Nascido na Holanda, em 1853, filho de um pastor, Vicent Van Gogh era um homem profundamente religioso e trabalhou como pregador leigo entre pobre mineiros de carvão, na Inglaterra no período da Revolução Industrial. Período este que o mundo passava por transformações. Impressionado pela arte de Millet com sua mensagem social, Van Gogh decidiu-se tornar pintor. Ele não acredita que o Impressionismo oferecia ao artista a liberdade necessária para expressar suas emoções. Os primeiros interesses voltava-se à literatura e à religião.
Mas, como cita em seu livro Janson, Van Gogh exercia “uma profunda compaixão pelos pobres”, o que acabou influenciando também suas obras. Entre os três artistas, foi o que viveu menos, morrendo aos 37 anos (1853-1890). Três obras suas destacamos como importantes para citar neste trabalho: “O quarto do Artista em Arles (1889), quadro de óleo sobre tela (57,5 x 75cm, Museu d´Orsay de Paris; “Paisagens com Ciprestes, perto de Arles (1889)” , quadro de óleo sobre tela (72cm x 91cm), exposto na Galeria Nacional de Londres e o pequeno quadro de 43,5 x 60cm feito com bico-de-pena e nanquim sobre papel “Maries-de-la-Meri (1888), que se encontra em Winterchur.
É importante essa citação de Gombrich: “Van Gogh vivia em tal frenesi de criação que sentia o ímpeto... de pintar coisas humildes, repousantes e caseiras, que ninguém sequer imaginava serem dignas da atenção de um artista”. Pintou seu quarto em Arles, onde morava, e escreveu ao irmão, que o sustentava, falando a respeito do mesmo. E o autor ainda observa que Van Gogh não estava interessado na representação correta do mesmo: “ usou cores e formas para transmitir o que sentia em relação às coisas que pintava e o que desejava que os outros sentissem”.

Transcrevemos a carta:

Eu tinha uma nova idéia na cabeça e aqui está o seu esboço...desta vez, trata-se simplesmente do meu quarto, só que a cor se encarregará de tudo, insuflando, por sua simplificação, um estilo mais impressivo às coisas e uma sugestão de repouso ou de sono, de um modo geral. Numa palavra, contemplar o quadro deve ser repousante para cérebro ou, melhor dizendo, para a imaginação.

As paredes são violeta-pálido. O piso é de ladrilhos vermelhos. A madeira da cama e das cadeiras, amarelo manteiga fresca, os lençóis e almofadas de um tom leve de limão esverdeado. A colcha, escarlate. A janela, verde. A mesa de toalete, laranja; a bacia, azul. As portas, em lilás.

E é tudo. Neste quarto nada existe que sugira penumbra, cortinas corridas. As amplas linhas do mobiliário, repito, devem expressar absoluto repouso. Retratos nas paredes, um espelho, uma toalha e algumas roupas.

A moldura – como não existe branco no quadro – será branca. Isso à maneira de vingança pelo repouso forçado que fui obrigado a fazer.

Trabalhei nele o dia inteiro, mas você pode ver como a concepção é simples. As graduações de cor e as sombras estão suprimidas, o quadro está pintado em camadas leves e planas, livremente jogadas na tela à maneira das gravuras japonesas...


Lembre-se que o autor ainda cita, sobre o quadro e Van Gohh: “não se importava muito com o que chamava de realidade estereoscópica”, ou seja, a reprodução fotograficamente exata da natureza. Exagerava e até mudava a aparência das coisas, se isso adequasse ao seu propósito.
Quando se refere a Cézanne e a Van Gogh, Gombrich assegura que ambos decidiram que a finalidade da pintura não precisava necessariamente de ser “imitação da natureza”. Por razões diferentes, é claro. Vicent queria que a pintura expressasse o que ele sentia, já Cézanne, ao pintar a natureza-morta, queria aproveitar a “perspectiva correta”. Ambos não arvoravam por ser revolucionários, não queiram chocar os críticos e nem acreditavam que alguém pudesse interessar por suas obras. Pintavam.
Van Gogh foi para Arles, sul da França, para pintar. E lá, entre 1888 e 1890, foi onde produziu seus melhores quadros. O quadro “Paisagens com Ciprestes”, demonstra que tanto a terra quanto o céu mostram uma avassaladora turbulência – o campo de trigo assemelha-se a um mar tempestuoso, as árvores lançam como que chamas do solo, e as colinas e nuvens elevam-se com o mesmo movimento ondulante.
Em 1889 Van Gogh produziu um Auto Retrato (óleo sobre tela – 0,57m x 0,43m – coleção Sr. e Sra. John Hay Whitney, Nova York) ). Na época, o artista já começara a sofrer as crises decorrentes da doença mental que tornaria a pintura cada vez mais inviável. Sem esperanças de curar-se, cometeu suicídio um ano depois de pinta-lo. Como diz Janson em seu livro, “sentia que apenas a arte tinha tornado sua vida digna de ser vivida.

A imagem acima é uma das obras mais divulgada no mundo inteiro:
emprestado do Site Wikipédia
Quarto em Arles
Vincent van Gogh, outubro de 1888
óleo em tela
72 × 90 cm
Museu Van Gogh, Amsterdã


2 comentários:

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